Como aplicar as técnicas de PONTILHISMO E EFEITO DOT SPEED da forma correta

Como aplicar as técnicas de PONTILHISMO E EFEITO DOT SPEED da forma correta

Como aplicar as técnicas de PONTILHISMO E EFEITO DOT SPEED da  forma correta




Você tem vontade de trabalhar com pontilhismo ou você já trabalha e tá sentindo Dificuldade? Ta um pouco perdido aí sobre Como usar corretamente essa técnica que é um pouco diferente das outras? Na maneira de aplicar, então eu vou tentar te ajudar sobre a maneira de construir o raciocínio de um trabalho em pontilhismo, então fica aí até o final que hoje você vai aprender bastante coisa.


Estilo pontilhismo & Dot Speed


Hoje eu vou falar sobre um estilo de tatuagem que é bem diferente em termo de técnica e aplicação da maioria dos outros estilos, que é o pontilhismo e na verdade vou falar sobre Dot Speed também vou começar a falar um pouco da diferença entre os dois, sobre aplicação, sobre o uso estético e tudo mais.

Mas eu vou me aprofundar mais no pontilhismo que tem muito mais coisa para falar e é muito mais complexo enquanto Dot speed é só uma técnica e o pontilhismo é um estilo como um todo e esse é um estilo que eu não tenho muita experiência que eu mesmo não tenho muito domínio da técnica.


Considerações e agradecimento


Então vamos mais falar aqui de forma analítica e para formular essa pauta e trazer essas dicas para você na verdade eu tive ajuda já que não é o estilo que eu domino e que eu não tô acostumada a trabalhar eu tive oportunidade de conhecer um tatuador que é bem fluente no estilo e tem bastante experiencia e trabalha focado nessa pegada que é o Cleyton Belusso eu conheci ele em Foz do Iguaçu em uma convenção que eu fui no final do ano passado.

Ele estava participando, e a gente trocou ideia  inclusive ele foi premiado na categoria pontilhismo, ele também já conhecia meu trabalho e daí eu aproveitei para pedir umas dicas para ele, eu  perguntei se teria problema passar essas dicas aqui no meu blog, porque é bacana já que não é uma parada que eu domino deixar alguém que conhece mais me passar as dicas.

Então eu tô basicamente pegando o que ele falou sintetizando aqui, e passando pela minha análise e trazendo pra você um pouco mais sintetizado. Então de novo aí Cleiton Obrigado pelas dicas, obrigado pela disposição de parar para trocar umas ideias e me contar um pouco aí no seu trabalho.


Diferença de estilos


Então vamos lá falar sobre isso, pra começar vou falar um pouco da diferença de pontilhismo para dot speed. E porque eu trouxe os dois aqui no artigo? Porque eles trabalham os dois com esse recurso da textura do ponto para criar a impressão de volume, de sombreado, de luz e sombra e de formas.

O pontilhismo é um estilo e tem toda uma aplicação, todo um conjunto de técnicas, de estética, tem uma maneira de você raciocinar a criação, e a aplicação. Agora o Dot speed é um recurso, uma técnica específica assim como o rastelado por exemplo, na verdade o Dot speed nada mais é do que um rastelado com um ajuste um pouquinho diferente.

Ele é mais usado quando você quer preencher alguma área com uma textura pontilhada mas que você não tem uma apreço pelo acabamento mais simétrico Mas preciso da aplicação daqueles pontos. O pontilhismo é feito ponto a ponto para criar uma sensação de degrade mais escuro, e o espaçamento entre eles para ir criando uma área mais clara.

No Dot speed você faz isso mais, cobrindo as áreas de uma forma acelerada. Como que ele funciona? Então vamos falar primeiro do Dot Speed que é a parte menor deste post, bem parecido com o rastelado, há e tem um post aqui no blog que eu falo especificamente sobre as técnicas de rastelado quer saber mais? CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO.


Melhores maquinas para aplicar a técnica


Mas basicamente você diminui a potência da sua fonte pra ela bater mais devagar de preferencia uma maquina rotativa será mais fácil de se controlar, você abaixa a potencia e ainda sim a agulha entrar na pele com a mesma força.

É mais comum nas máquinas de bobina, dependendo do que você tá fazendo quando você reduz a da potência da fonte menos do que ela tá acostumada a trabalhar ela só parar, porque não tem força para bater. Na rotativa isso não acontece, em uma boa maquina rotativa mesmo com a potencia baixa a agulha vai continuar entrando na pele com a mesma força.

Dai você precisa entender a maneira que você passa a maquina, sendo de uma forma mais rápido e talvez um pouco mais superficial, nessa premissa você faz o rastelado que a linha que vai falhando e vai reticulando, pontilhando, espaçando a entrada e saída da agulha na pele.

Dependendo da velocidade e da potência em vez de fazer uma linha falhada você começar a fazer só pontos a agulha começa a entrar e sair rápido só em alguns pontos. Normalmente se aplica em movimentos circulares com a line e sempre tendo certeza que você tá com essa regulagem mais fraquinho para dar essa essa pontilhada, essa falhada em algumas áreas.


Aplicação


Aí você vai em movimentos circulares bem uniformes preenchendo uma área, e logo você vai ver que ela vai ficar toda pontilhadinha e decidindo, com sua astucia ,se você faz mais aberto ou faz mais rápido e quando ela espalhar mas os pontos ou se precisa repassar de novo em cima daquela área para escurecer. 

Para ela botar mais pontos próximos um do outro você precisa fazer uma aplicação como se você estivesse fazendo um sombreado só que com textura dos pontos. É interessante aplicar esse recurso dentro do blackwork Por Exemplo, você trabalhar com textura junto com preto e tudo mais mas, é uma técnica específica e eu queria falar sobre ela primeiro para depois entrar no pontilhismo. 

Que é diferente disso e você usar a Line bem regulada para fazer como se fosse uma linha mesmo, só que invés de traçar você vai só encostar uma a uma, você quer que ela deixa um ponto bem preciso e vai escolher ponto-a-ponto onde vai colocar e distribuir o seu desenho.

É um exercício de muito mais paciência um trabalho que demora mais e que você faz de uma maneira extremamente controlada. É muito comum usar pontilhismo para trabalhos geométricos como a mandala por exemplo, então a maioria dos trabalhos de pontilhismo envolvem geometria.

Claro que existe vários estilos de trabalhos que tatuadores adaptam o pontilhismo pra dar um charme especial como o Realismo com pontilhismo existe vários desenhos que você pode usar essa textura, mas vai ter que usar o controle sobre a onde você vai colocar cada ponto para realmente ir construindo aquele desenho pouco a pouco.

Mas eu vou focar mais aqui na geometria que ainda é mais difícil e precisa de várias dicas pra você conseguir desempenhar com perfeição, então agente tá falando aqui não só de um bom trabalho mas, de critérios de convenção e no que é exigido ou não. 


Métricas e ferramentas


Então qual é o grau de exigência técnica desse estilo para ele ficar bem executado, bem desempenhado por partes desde a criação? Eu já falei aqui em outros posts sobre aplicativo que eu uso para criar e tal. O aplicativo que eu conheço pra criar mandala é o Amaziograph, ele é super básico mas é só para isso, a função dele é criar Mandala, de acordo com os eixos você defina em quantas vezes você vai querer e ele vai espelhar nos eixos e dai você vai criando ali dentro fazendo sua mandala.

Ele é bem útil para isso, você pode salvar exportar para o Photoshop, e para qualquer outra ferramenta de edição que você queira ou até imprimir, fazer o resto na mão mas enfim. Você já tem esse mapa e é bem útil ser feito nesse aplicativo porque se você for fazer na mão com régua e compasso boa sorte parceiro! de fazer um bagulho perfeito que é um trabalho da porra, não que você não consiga mas, hoje em dia a gente tem ferramentas que facilitam um pouco mais.


Dica Bônus


A dica para preparar esse desenho é! Faz esse projeto das linhas da mandala e joga no photoshop, no sketchbook na onde você quiser e simula o sombreado, pinta mesmo o sombreado. Por que isso é importante? mesmo que você tenha o mapa das linhas do formato e tal, no pontilhismo da tatuagem você vai simular esses volumes, sombreados, esse Claro e escuro.

E sem ter um projeto pronto, uma base você fazer isso improvisando assim como todos os outros estilos esse difícil, porque ele envolve muita precisão é fácil de você vai perder a noção de onde tem que ser mais claro ou mais escuro e você vai acabar se embolando e correr o risco de dar uma enorme merda.

Então faz o projetinho, simula o sombreado, imprimi dai você tem um mapa de degradê de Tons de Cinza que você precisa pra fazer igual só que, com pontilhismo você sabe que agrupando várias pontos você vai ter áreas mais escuras, e separando você terá áreas mais claras. 

E aí tem algumas questões na hora da preparação do decalque que seria todas as peças dessa geometria, dessa Mandala pintada de preto ela não tem nenhum espaço entre elas que é em branco e tal mais, você precisa jogar no decalque tudo preto. Lógico que se você tá fazendo no papel hectográfico na mão você vai sofrer muito para fazer um decalque precisa de algo que é geométrico.

Infelizmente é o tipo de estilo de trabalho que é mais fácil você fazer usando uma impressora thermal uma impressora de decalque, porque você imprimi esse projeto geométrico e joga na impressora. Se você tá fazendo na impressora normal, você pode imprimir o projeto todo pintado de preto para separar os blocos aí você tem aquele decalque com vários blocos roxos do carbono enfim.

Essa e uma dica super legal, porque evita de você perder fácil a referência e o  decalque que não sai tão fácil e não fica tão confuso quanto parece, apesar de ficar tudo roxão você ainda consegue enxergar as pontinhos enfim ele me passou essa dica e claro que, se você vai fazer no carbono na mão aí você faz só a linha mesmo porque você não vai ficar pintando tudo riscando ali para ficar tudo roxão no carbono.

E aí começando o projeto você vai marcar os pontos chaves vamos supor, na mandala tem várias peças vários pedaços vários seguimentos aí você tem uma que tem um formato x e você vai marcar os pontos que vão estar nos contornos dessas peças tipo, os cantos principais onde vai o começo e o final de cada uma daquelas peças só que você tem que ter muita atenção na hora de marcar esses pontos.


Marcações


Os pontos de marcação são critérios cruciais nas competições e não podem ficar aparente no projeto final. Vamos supor que você tenha uma peça que é um retângulo e da direita para esquerda tem um degradê que é uma área mais escura e outra mais clara ou seja, a área da direita tem pontos mais próximos e a área da esquerda tem ponto mais leves e mais espaçados.

Se você marcou os 4 pontos dos cantos do retângulo na mesma intensidade quando for aplicar o degrade os pontos mais escuros ficarão com uma intensidade mais escura e os pontos de marcação eles não podem estar destoantes ou seja divergentes da tonalidade se você deu mole de na hora de marcar, a dica é marque os pontos muito de levinho, dando só aquela encostadinha dá uma sujadinha deixa só um pontinho mesmo.

E outra atenção você tem que ter é na hora de limpar, você praticamente não vai lavar essa tatuagem até o final, não vai ficar limpando para tirar o decalque assim tem um cuidado para manter o decalque no lugar o comum é só dar daquela encostadinha com papel para tirar o excesso de tinta mas já não é uma um estilo que vai escorrer muita tinta afinal, você tá só botando um pontinho por vez. 

Se você precisar molhar um pouquinho de sabão no papel da só uma encostadinha mas, evita de ficar lavando, de ficar passando muito, isso é um cuidado importante que você tá fazendo um trabalho que tem muitos detalhes supondo que, você esta fazendo uma peça maior até mesmo para competição.

Mas de qualquer forma aquelas mandalas são complexas tem muitas formas geométricas e você quer ter o máximo de cuidado porque, em um desenho mais orgânico tipo o neotrad por exemplo, ou  até mesmo uma flor, e você acaba perdendo a marcação com seu estêncil um pouco mais fraquinho, você consegue se guiar, consegue improvisar mas no geométrico o negócio é totalmente preciso e tem que estar todo harmônico se tu perder a referência amigo, já era!

Outra dica é na hora de fazer o degradê você vai lá como eu falei Juntando os pontinhos mais próximos para fazer as partes escuras e deixando demais separados com as partes mais claras, então nas partes mais claras esses pontos ficam mais evidentes, se você marca esses pontos de leve ele não pega tão bem ele fica um pouco diferente dos outros.

Você vai ter que voltar e marcar de novo por cima mas isso não é legal porque você pode borrar, pode espalhar, pode dar uma ideia de ponto duplo, e aí você se perde no desenho e fica meio cagado não fica perfeito.

Então tenha certeza que você vai conseguir marcar o ponto de primeira tenha um pouco mais de atenção para você conseguir marcar cada um de primeira com a mesma intensidade com a mesma profundidade para você não ter que voltar não ter que refazer, além disso essas peças geométricas tem uma área maior nas partes periféricas do circulo e a medida que vai chegando para o centro elas vão ficando menores, afinal tem menos áreas então é comum ter uns detalhes um pouco mais fechados e mais complexos no centro.

Então é prioridade começar por essas áreas primeiro porque se você deixa para depois você chega lá já estando meio gasto o decalque você acaba se confundindo um pouco mais. Então aproveita que o decalque ta novo que acabou de começar e já faz! e no centro é melhor não marcar já faz direto o projeto final.

Porque é uma área menor, é uma área mais fechadinha que de repente tem uma peça muito pequenininha aí você marca 2 ou 3 pontinhos pra dizer o que seria silhueta dela vai ficar confusa e você não vai entender o formato original de cada uma daquelas pecinhas, é diferente uma peça maior você marca o contorno dele aos poucos e vários pontos e você tem aquela linha pontilhada de marcação de contorno.


Conclusão


E ainda sobre o meio é melhor priorizar e fazer o meio mais escuro justamente porque são nessas mais fechadinhas o tom médio tende a aparecer mais escuro, mais entupido, mais junto, então é melhor você já assumir que tem esse risco e já priorizar o centro da sua mandala como sendo mais escuro isso evita uma série de acidente de você às vezes tentar fazer um tom que era mais claro mas pela proximidade daqueles elementos acabar escurecendo o desenho como um todo.

Bom então é isso essas são as dicas que eu resolvi trazer aqui não só do pontilhismo mais também do Dot speed espero que tenha gostado e isso te ajude a evoluir forte abraço e boa sorte.

Se caso você já estiver em processo de abertura de seu estúdio recomendo que de uma olhada neste artigo em especial isso ira te ajudar e muito é só >>CLICAR AQUI<< Forte abraço e ate a próxima.

Postar um comentário

0 Comentários

Este site web utiliza cookies para melhorar sua experiencia. Aceitar Ler mais